segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Extrato de Baunilha Puro - Homemade

Eu AMO extrato de baunilha puro e ODEIO essência de baunilha.

Antigamente quando eu lia receitas que pediam extrato de baunilha puro eu achava frescura total, até o dia que eu usei.

O sabor do extrato de baunilha puro é TOTALMENTE diferente das essências industrializadas. Até o aroma é diferente. O extrato de baunilha puro confere um sabor BEM mais suave e interessante do que as essências industrializadas.

O problema é que aqui no Brasil é SUPER difícil de encontrar extrato de baunilha puro. Ele está disponível em algumas lojas que vendem produtos importados a preços ridículos. Para vocês terem uma noção, esses dias achei um vidrinho de 30ml em Belo Horizonte por R$108,00!

Enquanto isso, nos Estados Unidos o vidrinho de 30ml da McCornick que é de boa qualidade custa USD1,99 e esse de R$108,00 de BH custa 15 dólares. Ridículo né?

O meu extrato puro acabou (porque sou burra e não estoquei) e ando em depressão por ter que usar aquela essência industrializada horrorosa........................... Então resolvi fazer o meu próprio extrato. Não fica barato, mas não custa R$100,00. Então até eu conseguir comprar mais barato vou fazendo o meu próprio.

 

Para fazer 250 ml de extrato de baunilha você vai precisar de:
3 favas de baunilha
1 garrafa com tampa que fique COMPLETAMENTE (ou hermeticamente) fechada
250 ml de vodka
1 faca com ponta afiada

Vamos às observações:

Fava de Baunilha - É aí que fica caro fazer o extrato de baunilha. As favas são bem carinhas, mas são mais facilmente encontradas no Brasil.
Eu comprei um pacotinho com 2 favas de baunilha na Bombay de BH e custou R$22,00. Confesso que fiquei MEGA decepcionada com essa baunilha deles. Ela estava MUITO MUITO seca e com qualidade inferior a outras favas que já comprei.

O tubinho de ensaio na foto também era uma fava de baunilha (só tinha metade) que comprei no Mercado Municipal de SP. O vidro vem com 2 unidades e foi R$15,00. Essa sim de ótima qualidade. Compensa muito mais que a da Bombay.

Garrafa - A garrafa tem que ter uma tampa que não permita a entrada ou saída de ar pois a vodka evapora com facilidade.Ela deve ser esterializada antes de usar. Para isso tem que deixar a garrafa imersa em água fervente por 15  minutos e depois deixar secar completamente. Quem for fazer 250ml também pode colocar em uma garrafa menor para ficar mais bonitinho. Fiz com essa pois foi a única que encontrei. Daí uma semana depois achei a garrafinha com 260 ml.................................

Vodka - Não precisa ser utilizada uma vodka cara. Qualquer Smirnoff da vida vai dar o mesmo resultado. Só usei a Absolut porque era o que eu tinha em casa

Faca - A faca tem que ser desse tipo com a pontinha bem afiada e fininha para facilitar o corte das favas. Pode ser utilizado também um estilete (limpo e novo é claro).
Essas são as favas.
É feinho né? Mas vocês não acreditam o cheiro disso. É MUITO MUITO bom.

As favas são ótimas para receitas que pedem um sabor delicado de baunilha e para aromatizar açúcar.
Ano passado no meu aniversário fiz um bolo recheado com creme de chocolate, azeite e fava de baunilha e ficou MARAVILHOSO.

Com a ponta da faca faça um corte no sentido tranvesrsal, deixando as pontas unidas.
Essas sementinhas de dentro (que na foto aparecem também no meu dado) são o que conferem o aroma e sabor delicioso de baunilha.

Coloque as favas abertas na garrafa.
É importante cortar as mesmas no tamanho para que elas fiquem totalmente submersas na vodka.

 Coloque a vodka na garrafa.

 Feche a garrafa e ceritifique-se que a mesma está totalmente tampada.
Tá BEM feio isso né? Parecendo algum bicho que foi parar na sua aula de ciências.

A garrafa tem que ficar em um ambiente fresco e escuro por pelo menos 2 meses. Isso que é ruim né gente?
Esperar tudo isso vai ser péssimo!

Eu queria ter feito 1 litro, mas para isso eu precisaria de pelo menos 8 favas e eu só tinha 3.


Diariamente é legal dar uma agitadinha na garrafa para as sementes irem se soltando.
Eu coloquei a minha no meu armário de pratos pois daí me lembro de mexer a garrafa as vezes.

Olha a diferença que está o líquido só uma semana depois!
O legal é que quando estiver acabando você pode completar com vodka e esperar mais 2 meses e ter mais extrato. Dá  pra ir fazendo isso até você sentir que o gosto de baunilha está fraco. Daí tem que comprar novas favas e fazer de novo.

Daqui um mês e pouco conto para vocês como ficou!

XOXO
Cozinhe e seja feliz!



Um comentário: